Quem somos


O CID-10.org é um site gratuito para consulta da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-10). Nós mantemos nossas informações sempre atualizadas com as publicações do DATASUS e disponibilizamos ferramentas de busca práticas, para se encontrar o conteúdo desejado rapidamente.


O que é CID?

CID significa Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, ou mais resumidamente, Classificação Internacional de Doença. A CID é uma ferramenta padrão de diagnóstico para epidemiologia, gerenciamento de saúde e para fins clínicos. Isso inclui a análise da situação geral de saúde de grupos da população e o monitoramento da incidência e predomínio de doenças e outros problemas de saúde.

A CID é usada para classificar doenças e outros problemas de saúde registrados em vários tipos de documentos, incluindo certificados de óbito e registros de saúde. Além de possibilitar o armazenamento e retirada de informações de diagnósticos para fins clínicos, epidemiológicos e de qualidade, estes registros também fornecem a base para a compilação das estatísticas nacionais de mortalidade pelos países membros da Organização Mundia da Saúde (OMS). A CID é utilizada também para decisões de reembolso e alocação de recursos por estes países.

A CID-10 foi endossada pela Quadragésima Terceira Assembléia de Saúde Mundial (Forty-third World Health Assembly) em maio de 1990, sendo adotada pelos países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) a partir de 1994. A 11ª revisão da classificação já foi iniciada e deverá continuar até 2017.